terça-feira, 28 de março de 2017

Parada Pedagógica - Matutino


TEMA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Professora MSc Marlucy Silveira de Souza

EMENTA
Fundamentos teóricos e metodológicos dos processos de Alfabetização e do Letramento. Os conceitos de Alfabetização e Letramento. O processo de construção da linguagem. O processo de aquisição da escrita e da leitura.

OBJETIVO GERAL
Compreender os conceitos de alfabetização e letramento, no contexto político, econômico e histórico-social, considerando que ambos perpassam pelas demais áreas de conhecimento, por meio de práticas interdisciplinares e sua função social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Refletir sobre os fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
* Identificar os princípios teóricos que norteiam as propostas de ensino da língua escrita e que apresentam estreita relação com os princípios formulados para o ensino.
* Analisar as propostas teórico-metodológicas para o ensino da linguagem escrita e da leitura no ensino tradicional e nas novas propostas de alfabetização.
* Desenvolver os conceitos de alfabetização e letramento.
* Compreender a alfabetização como meio para o letramento.
* Compreender os processos de alfabetização e letramento na construção e aquisição da linguagem escrita e leitura.
* Conhecer o processo de aquisição da escrita e leitura nas concepções construtivistas e sociointeracionistas.
*Compreender como os conceitos de alfabetização e letramento se traduzem nas situações de ensino e aprendizagem.
* Conhecer a natureza das atividades de alfabetização pautadas na reflexão sobre a língua escrita e propostas metodológicas de resolução de problemas.
* Compreender e identificar as estratégias de leitura.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante nº