A Escola


A Escola Estadual Reunida do Aririú da Formiga foi construída pelo governo do Estado em 1969. Havia uma Escola Estadual desdobrada de Barra do Cubatão bem nas margens do Rio Cubatão, em Palhoça. As enchentes do rio foram destruindo as margens, oferecendo perigo para os moradores que foram abandonando a comunidade e indo residir no Aririú da Formiga – comunidade mais próxima – onde também havia outra Escola Estadual Isolada. Com o crescimento da população, a Secretaria Estadual de Educação e a comunidade optaram pela fusão das duas escolas. Nasceu, então, a Escola Estadual Reunida Aririú da Formiga, que funciona no prédio próprio do estado. 

Em 27 de agosto de 1977 é fundada a APP (Associação de Pais e Professores), sendo eleito como primeiro presidente o Senhor Paulo Otávio da Silveira. Desde sua fundação, a APP tem um histórico de forte atuação, tanto nas questões pedagógicas como financeiras e administrativas da instituição. Trata-se, portanto, de um órgão colegiado imprescindível no processo de democratização da escola. 

No ano de 1994 ocorre a municipalização da escola e, em 1997, através da Lei nº 676/97, passou a pertencer ao Município de Palhoça, subordinada à Secretaria Municipal de Educação. Em relação à mudança do nome da escola, a comunidade vem se manifestando positivamente desde 1992, por meio da realização de diversas reuniões com a Associação de Pais e Professores, pais e comunidade para discussão do tema. Toda vez que a comunidade escolar era consultada sobre o assunto, a sugestão do novo nome para a escola sempre se voltava para a professora Laurita Wagner da Silveira. 

Dona Laurita, como era conhecida na comunidade, segundo a opinião dos moradores, merecia esta homenagem, por ter sua carreira no magistério iniciada e concluída na referida escola, atuando com dedicação, zelo e competência como professora e, no decorrer de alguns anos, também, como diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é o visitante nº